Leia este post no Instagram: https://www.instagram.com/p/DAo79hcMlxE/


Quanto você está disposto a assumir a sua ignorância para: aprender mais, ter mais autonomia ou mesmo para reaprender algo que já sabe?

Quando nos fechamos no que já sabemos, no que nos é confortável saber, acabamos sabotando nossa capacidade de expandir nossos conhecimentos. Portanto, para se dispor a aprender, é preciso assumir a própria ignorância - o que nem sempre é fácil e por isso, nem todos estão dispostos a fazê-lo. Afinal, quem já "sabe tudo" dificilmente se permite explorar novas perspectivas.

Ao buscar aprender mais e reaprender, começamos a desenvolver uma autonomia genuína, uma capacidade de pensar por nós mesmos e não depender apenas do que já foi imposto ou ensinado, podendo inclusive ter o senso crítico de avaliar os ensinamentos que carrega. É nesse movimento de busca e desapego do que já sabemos que reside a verdadeira independência.

Quando reconhecemos nossa ignorância, abrimos espaço para o aprendizado contínuo, e esse processo é essencial para nos tornarmos independentes, tanto intelectualmente quanto emocionalmente, afinal, não somos seres estáticos que necessariamente nascem e morrem pensando e agindo da mesma forma. Heráclito já dizia que "a única constante é a mudança", de forma que, para que eu possa continuar aprendendo e evoluindo, faz-se necessário aprender, desaprender para então reaprender.

E é esse ciclo que nos torna menos dependentes das certezas, das verdades absolutas, e mais independentes na forma como encaramos a vida.

Como diria Clóvis de Barros Filho: Uma pessoa que sabe que não sabe é infinitamente mais sábia do que uma pessoa que acha que sabe sem saber.

E aí: quanto você está disposto a aprender?